domingo, 26 de abril de 2009

Para iniciar a reflexão...


Quando acontece a separação do casal, todos os envolvidos de alguma forma com essa relação, perdem referências, redes, estruturas de apoio, papéis sociais, etc..
Temos observado na clínica e na vida cotidiana que o divórcio vem acompanhado de uma reformulação das redes sociais, que muitas vezes é lenta e pode ser dificultada ou facilitada por inúmeros fatores como a idade, o gênero, a ocupação, a pré-existência de uma rede anterior, família de origem entre outros. A forma como a vida social nos grandes centros está organizada não promove muitas vezes o amparo e a facilitação necessários nestes momentos. Atualmente são poucos os espaços de convivência e reflexão.
As mulheres, homens e seus filhos que passam pelo processo de divórcio se deparam com dificuldades significativas: ter que construir novas identidades como mulher, como homem, como mãe, como pai, como filhos, como netos, sobrinhos, amigos, ex-mulher, ex-marido e muitas outras. Este pode ser um momento de muita solidão. Por outro lado é um momento que propicia mudanças bastante profícuas se pudermos utilizar a dor e o desconforto de todas estas situações como alavancas para novos contextos e identidades mais sintônicas com as aspirações de cada um.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, meninas!
    Que ele venha a ser um tear para tecer redes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Recebi a dica deste blog de uma amiga querida. Estou separada há dois anos, não tenho filhos. A solidão e a dor são enormes e não tenho conseguido superar a falta que o meu ex-marido e a vida de casada me fazem. A minha vida parece estar em suspenso. Faço terapia, mas ainda assim me sinto muito só com os meus pensamentos e fico feliz de ter um espaço para compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Anônima,como a Rachel falou acima, nosso objetivo é ser este tear de uma rede que se compartilha e com a qual se pode contar sempre. Apareça, você nem imagina como seu comentário vai estimular outras pessoas a virem também.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, faço minhas as palavras da Nadia. Se tiver temas que vc quer conversar, perguntar, etc., não hesite. Conte conosco e com a rede de conversas que estamos construindo.

    ResponderExcluir
  5. Olá estou passando por mais crise no meu casamento, somos casados há 10 anos.
    5 anos pra cá, venho lutando para salvar nosso casamento, somos muito diferentes, eu sou muito caseira, familia, já ele prefere os amigos, bar, jogar truco, chega tarde em casa...
    ja estou cansada, como terminar o casamento sem sairmos machucados, não sei o que fazer... me ajudem. Obrigado!

    ResponderExcluir