domingo, 3 de maio de 2009

EXISTE VIDA PÓS -DIVÓRCIO

Essa expressão também foi usada por um dos participantes dos nossos grupos, acreditando que não seria possível recomeçar uma vida, depois do turbilhão causado pela separação.
Assistindo ao programa da Globo " Tudo novo de novo" que trata das tentativas de Clara (dois casamentos e dois filhos) e Miguel (um casamento e uma filha) para reorganizar suas vidas em vários aspectos, remetí-me à expressão acima e às fases de uma separação.
A vida sim, dá uma reviravolta e não sobra pedra sobre pedra.
O divórcio é uma ruptura, o fim de um contrato de vida em comum, é o oposto do enamoramento e da paixão.
Ao contrário dos objetivos de um casamento, que incluem união, acordo, compromisso das partes de livre e espontânea vontade.
Depois de viver um caldeirão de emoções como raiva, dúvidas, culpas, tristezas, alívio, amor próprio ferido, a calma pode aparecer muito devagar, a dor já não é tão forte, as dúvidas já não corroem tanto, a pessoa pode se olhar novamente, ir em busca de suas necessidades, de se perceber com condições de seguir em frente e de se abrir para novos relacionamentos .
Mas... isto é uma outra história.
Nadia

9 comentários:

  1. Ana Maria05 maio, 2009

    Gostei do blog. Acho que é um ótimo caminho para interagir. Ficou lindo. beijos
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de ter um espaço para todos que passaram ou passam por um processo de perda como a separação, inclusive Eu.
    Bjus, Claudia.

    ResponderExcluir
  3. Então, Claudia e Ana, e quem masi chegar, não hesitem em comentar, contribuir com suas experiências e questões. Assim, podemos ser mesmo um espaço para conversar.
    Bjs,
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Cristiane14 maio, 2009

    Penso no tempo de cada um... no meu caso custou um ano depois da separação para conseguir deixar um ser do gênero masculino chegar perto. Total medo, fragilidade, autoestima no pé... não dava nem para pensar. Mas acho que aí fiz meu luto e quando sai dessa foi muito bom, realmente renovada, podendo viver algo bacana. Então apareceu um "curador"incrível na minha vida com quem não conseguia ( nem queria) vislumbrar nenhum projeto a longo prazo mas que foi fantástico para eu voltar a me sentir mulher. Agora já se passaram quase dez anos, já me casei novamente e posso dizer que a vida se reconstruiu inteiramente. Nada como o tempo... Se agente pudesse ter a serenidade de saber que tudo passa na hora da dor... acho que seria mais fácil atravessar todo esse processo tão sofrido da separação. Mas parece que a dor vai ser eterna e isso é muito duro. Então se vem alguém que já passou por tudo e sobreviveu(!!!) e pode compratilhar sua história com agente isso ajuda muito. Acho muito bacana esse espaço de trocas. Parabéns queridas!
    beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  5. obrigada Cris poe seu depoimento!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. LEGAL!!!!NÃO PASSEI POR ESSA FASE, MAS TENHO UMA IRMÃ QUE , BEM RECENTE SEPAROU-SE...TENTOU ATÉ SE MATAR!!! MAS DEPOIS DE MUITA CONVERSA E , O MAIS IMPORTANTE, O TEMPO, ELA ESTÁ SE RECUPERANDO. ESTOU MUITO FELIZ POR TER ENCONTRADO ESSE ESPAÇO, POIS ENVIAREI LOGO PARA ELA...ESSA TROCA DE IDÉIAS A FARÁ MUITO BEM!!! TORÇO POR TODOS!! UM GRANDE ABRAÇO!!!
    E PARABÉNS PELO ESPAÇO!!!JOSIMARY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem quase me matei, porque eu nao conseguia dizer nao ao meu ex e hoje eu sai de casa nao foi facil deixar para traz 15 anos de convivencia, ja sofri e chorei muito e mesmo assim sinto pena dele mas agora chegou a vez dele chorar .

      Excluir
  7. Oi, em primeiro lugar quero parabenizar pelo excelente blog. Depois dizer que procuro ajuda neste momento, para conseguir ter incentivo para levantar da cama todo o dia que não seja só pelos filhos ou pelo trabalho, porque se torna um fardo invisivel que ponho neles e no trabalho e que só eu vejo. Quero ser capaz de lidar comigo, com o ex, com a vida de "solteiro" de uma forma positiva, empenhada e feliz. E não sei como... Infelizmente eu não sei como... beijos e obrigada Fátima

    ResponderExcluir
  8. PASSEI POR AQUI E ME DEPAREI COM ESTA PEQUENA MATERIA. A VERDADE É QUE VIVO ESTE PROBLEMA HOJE, E DEPOIS DE 13 ANOS DE UMA RELATIVA PAZ, POIS SEMPRE HOUVE DE MINHA PARTE DESCONFIANÇA DE TRAIÇOES, MAS COMO HAVIA UMA CRIANÇA PEQUENA PARA ENCAMINHAR, NAO ME DETIVE A ESMIUÇAR SOBRE ESTAS QUESTOES E ISTO PORQUE JA VINHA DE OUTRO RELACIONAMENTO QUE SE PERDERA EM MEIO AS ATRIBULAÇOES DE UM ACIDENTE DE CARRO. PORÉM OS FILHOS CRESCEM E AGENTE COMEÇA A TER MAIS OPORTUNIDADES DE OBSERVAR A PESSOA COM A QUAL AGENTE ESTA VIVENDO E COMO UM PASSE DE MAGICA, AGENTE VAI FORMANDO UM MAPA DESTE COMPORTAMENTO E COMEÇA A PERCEBER QUE REALMENTE AS DUVIDAS E DESCONFIANÇAS NAO SAO APENAS DUVIDAS E DESCONFIANÇAS. ESTE PERIODO SE TORNA UM INFERNO, UMA TORTURA POIS NAO SE QUER ACREDITAR NO QUE ESTA SE VENDO, MAS TAMBÉM NAO SE QUER FAZER PAPEL DE PASPALHO. ATÉ QUE UM DIA SE TOMA CORAGEM E COMEÇA NAO SOMENTE A PRESTAR A ATENCAO NOS INDICIOS MAS ATIVAMENTE SE VAI ATRAS DAS PROVAS,E ISTO É A MAIOR DOR E O MAIOR ALIVIO. DOR POR CONSTATAR QUE AS SUSPEITAS NAO SAO SOMENTE SUSPEITAS E ALIVIO POR SE TER CERTEZA QUE NAO ESTA SENDO INJUSTO. AGORA VIVO O INFERNO DE CONHECER A VERDADEIRA FACE DE UMA PESSOA QUE SE MOSTRA VERDADEIRAMENTE EGOISTA E MANIPULADORA E INFELIZMENTE, QUE SENTE PRAZER EM TER UMA VIDA DESREGRADA, QUE NAO ASSUME AS RESPOSABILIDADES COM O PROPRIO FILHO. ESTA PESSOA AINDA RECLAMA DE QUE NAO ESTA SENDO VALORIZADA .... ISTO E APENAS UM RELATO DO QUE ESTOU VIVENDO.... NUNCA ME CULPEI ERRAR TANTO!!

    ResponderExcluir