domingo, 17 de maio de 2009

FÁCIL? QUEM DISSE?

Quem disse que a separação iria ser fácil (copiando Rosana)?
Quem disse que ser pai e mãe separados, iria ser uma função fácil, por já ter sido vivida como um casal?
Tudo que é mudança gera um grau de desordem, de desorganização.
Pensando na adaptação da mulher à nova vida, ao novo papel,não se pode considerar que ela saí em vantagem, porque já excercia a maternidade.
O homem, por sua vez, em muitos casos e principalmente nos casais mais jovens, são excelentes pais, não só provedores, mas cuidadores , excercendo a paternidade com muita competência.
Com a separação, ambos terão que enfrentar grandes desafios em suas vidas. Desafios estes,que são desestruturantes, num primeiro momento.
Penso que se colocar curioso/a e se abrir para experimentações na procura do novo papel, de pai e mãe separados, faz com que a separação não seja um ponto final e sim um ponto de partida.

2 comentários:

  1. Boa colocação Nadia. Estava pensando que para começar o desafio é tentar não misturar o casal com os pais. Isso é difícil pra burro! Mas, em toda a experiência que tivemos, os filhos cujos pais se separaram sofrem muito mais quando os pais se mantém brigando depois do divórcio. Para mim este desafio é o primeiro passo para que o divórcio seja um processo que traz possiblidades ao invés de estancamento.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Ontem assisti o filme "Divã" e fiquei pensando no sentimento desses casais que se separam em uma determinada fase da vida quando a separação parece ser o único caminho. Com o passar do tempo, as dificuldades, a solidão, as boas lembranças, a ameaça das novas relações surge um redimensionamento daquele incômodo na relação do casamento e muitas questões.

    ResponderExcluir