quarta-feira, 13 de maio de 2009

PERGUNTA

Uma pessoa me fez essa pergunta e eu gostaria de repassá-la para vocês.
Sob seu ponto de vista, as mães separadas tem mais facilidade
de ser mãe e pai ou os pais separados tem mais facilidade de
ser pai e mãe?
Estamos esperando suas respostas, especulações,
questões, experiências....

5 comentários:

  1. Será que esta é uma questão de gênero? Espero que não. E nem de separação por divórcio, senão como ficam os pais e mães viúvos?

    ResponderExcluir
  2. Cassia, penso que a pergunta que foi colocada tem mais a ver com a adaptação a um novo papel de mãe/pai, que pode ser após divórcio ou após viúvez. Mas como nosso tema é separação...
    E outras colaborações? Vamos seguir o exemplo da Cassia?

    ResponderExcluir
  3. Fiquei pensando nesta pergunta e me fiz outra: será que essa pergunta é "respondível"? Acho que cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Sempre parece que para nós é mais difícil. Por isso é tão bom conversar, compartilhar... Porque começamos a perceber que temos muita coisa em comum e que para nós as mudanças são tão difíceis quanto para os outros... Podemos aprender muito compartilhando o que é difícil para nós e ouvindo o outro e sua dificuldade. É isso que temos aprendido.
    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  4. Cristiane13 maio, 2009

    Para quem é mais fácil não sei ( será que é fácil para alguém?), mas acho que podemos pensar que na nossa cultura ocidental, com uma tradição machista, patriarcal, é muito mais comum encontrarmos mulheres "acumulando" esses papéis do que homens. É claro que isso vem mudando...

    ResponderExcluir
  5. Nunca esqueço o comentério de um amigo sobre o quanto era difícil sair da rotina dos filhos. Não escutar o "boa noite pai" o "bom dia pai" diário. Por outro lado a sobrecarga, muitas vezes tão grande, para quem está na rotina dos filhos como personagem principal, que nem sempre é possível escutar os "boas noites" e "bons dias" como alento.

    ResponderExcluir