quarta-feira, 6 de maio de 2009

RETRATO DO DIVÓRCIO NO BRASIL

Segundo estudo do IBGE, realizado no período de 1984 a 2007, a taxa de divórcios no País cresceu 200%, passando de 0,46% em 1984, para 1,49% em 2007.
De acordo com a pesquisa , no ano de 2007 em 89% dos divórcios, a responsabilidade pela guarda dos filhos ficou com a mulher.
No que diz respeito à natureza das separações realizadas em 2007, a maior parte (75,9%) foi consensual.
O que será que tais dados querem dizer ?

2 comentários:

  1. Uma das estatísticas mais preocupantes é o aumento progressivo de divórcios e separações não consensuais. Embora a ampla maioria seja consennsual, esta porcentagem está diminuindo. Por isso acho importante refletir sobre seu post, Nadia. Não podemos mais ter a ilusão de uma sociedade como a nossa sem separações, mas talvez possamos refletir sobre a qualidade delas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é preocupante o aumento de divorcios numa sociedade como a brasileira onde o modelo de familia patriarcal ainda é preponderante. E, onde formas diferentes deste modelo de existência ainda são vividas com muito estranhamento e sofrimento. Daí a necessidade de espaços onde homens e mulheres possam pensar formas alternativas a este modelo, formas que permitam o exercício com qualidade da "parentalidade"; onde "seres para a ação" possam ser fortalecidos.

    ResponderExcluir