segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Algumas especificidades de gênero


Fazendo agora há pouco uma pesquisa bibliográfica sobre gênero e divórcio encontrei algumas informações que achei interessantes postar para refletir e conversar sobre elas. Por exemplo, os homens em pesquisa do psicólogo Bernardo Jablonski, publicada em 2003, pensam o casamento mais como a formação de uma família do que para as mulheres, para as quais o casamento significa mais uma relação amorosa. Para eles o sentimento mais pregnante na separação é a culpa por deixar os filhos e não poder manter o padrão de vida deles além da perda do cotidiano com os filhos. Para as mulheres o sentimento associado à separação mais frequentemente é o de solidão e sobrecarga com as tarefas dos filhos e administração do lar.
As mulheres cujos pais se separaram tem a probabilidade quase duas vezes maior de separarem-se também. O mesmo não acontece com os homens. As mulheres são as mais insatisfeitas com o formato do casamento que não é tão igualitário como dizem que é em termos das responsabilidades domésticas e com os filhos do casal. Tal situação se repete na separação. A mulher relata mais stress do que os homens.
Bem, essas são as estatísticas e, embora dentro de uma pesquisa feita por profissionais sérios e competentes, nunca podemos generalizar totalmente. Por isso incluí estas informações como reflexões.
Inclua também as suas por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário