segunda-feira, 28 de setembro de 2009

divulgando...

No próximo sábado estarei participando de uma iniciativa interessante. O Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro está promovendo um curso destinado a eles com o título de "Famílias pós-divórcio: o que a escola tem a ver com isso?" Neste sábado há uma mesa de abertura do curso onde participarei com mais duas colegas: Leila Torraca de Brito, minha orientadora de doutorado e com muita experiência nos assunto desde a perspectiva da Psicologia Jurídica e Andreia Cardoso, mimha colega de doutorado, que estará publicando um livro neste dia. O tema principal de Andreia é a relação da escola com as famílias que viveram divórcios e separações. E este é um tema muito importante para reflexão. Como a escola tem incorporado as novidades que o divórcio traz para a parentalidade? Andreia tem encontrado muitas dificuldades e professores, orientadores, pais e alunos têm tentado descobrir novas formas para o diálogo entre a família e a escola quando às vezes os prórpios pais não conseguem uma boa conversa. Sobra mais para a escola? Para as crianças? Para os pais? Como esta conversa pode ser produtiva e criativa para melhor qualidade de relação entre todos. Afinal, é na escola que as crianças passam boa parte do seu tempo, muitas vezes até mais do que em casa ou com os pais. Dou notícias sobre os princiapis temas de conversa.

Um comentário:

  1. Com o aumento do número de famílias divórciadas,
    as escolas tiveram que passar por modificações para acolher estas famílias. Mas se ouve muitas queixas quanto a tais mudanças. Muitos acham que suas necessidades não são contempladas pelas escolas. Por isso, a importancia de iniciativas como esta do Sindicato dos Professores. Minha sugestão seria um diálogo em que fossem ouvidos os três lados deste tripé: pais separados, filhos e a escola.Muitas reflexões e ideias sairiam deste encontro.

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