sábado, 12 de setembro de 2009

O DIVÓRCIO É A MELHOR OPÇÃO?

A pergunta acima é parte de uma mais completa: "quando o casal parece não ser capaz de resolver suas dificuldades conjugais, o divórcio pode ser a melhor opção?"e faz parte de uma pesquisa sobre a aceitação social do divórcio, realizada na Espanha, na Universidade de Granada pelo professor Diego Becerril Ruiz e publicada na Revista Española de Investigaciónes Sociológicas.
O interesante dessa pesquisa é que faz uma comparação entre 35 países e o desenvolvimento, ao longo da última década, da aceitação do divórcio como solução para casamentos com problemas.
O Brasil lidera o ranking como o país que mais aceita o divórcio, seguido da Espanha, Portugal, Austria e Chile, para citar alguns.
Em contrapartida, o Japão, dos países avaliados, apresenta o menor índice de aceitação, seguido por Filipinas, Estados Unidos( sim, não errei!) , Nova Zelândia, Suécia e Rússia etc…
O professor Berrecil levanta algumas hipóteses que se restringem ao contexto espanhol,levando em conta o perfil dos entrevistados, como genero, idade, escolaridade, estado civil, ideologia, religião , status social…
Na pesquisa, a familia permanece sendo uma instituição essencial do ser humano e é participante das transformações sociais.
No Brasil, 85% dos entrevistados vêem o divórcio como saída de um casamento disfuncional e 2% apenas se mostram a favor do casamento a qualquer custo.
Precisamos pensar o que tais números significam para nós e nossas características.
Por que será que aparecemos na frente de países com culturas muito mais liberais que a nossa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário