quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AD+OLESCERE=ADOLESCÊNCIA=CRESCER PARA

Hoje fomos convidadas a dar um breve depoimento sobre adolescentes e divórcio, para uma revista dirigida à essa faixa etária. Só então, me dei conta do quão pouco tinhamos escrito aqui no nosso blog, especialmente para eles.
Resolvi me redimir e vamos lá.
A adolescência é uma fase intermediária entre a infancia e a fase adulta.
Óbvio não? Sim , mas não tão simples como pode se pensar a primeira vista.
É uma fase que as forças estão canalizadas para as descobertas de potências, da busca de autonomia e de desenvolvimento pessoal= crescer para.
Não é pouca coisa, vai exigir muito trabalho até que os adolescentes se sintam mais fortes na construção de sua identidade. São muitos os caminhos a serem percorridos para serem bem sucedidos nesta empreitada.
Quando então, suas energias estão concentradas em si mesmos , podem, sem aviso prévio, ter que viver o divórcio de seus pais. Fica tudo mais difícil. Como se dividir entre crescer e viver situações que desconhecem como a da separação vivida pelos pais.
O divórcio pode trazer mudanças que implicam em ter que mudar de casa, de bairro, de escola, de cidade, distanciar-se do cotidiano dos amigos.
À fase de descobertas somam-se adaptações a uma nova forma de viver.
Nesse momento os pais podem colaborar, dando segurança, mostrando que o amor dos pais é mais forte que a separação do casal. E os adolescentes, por sua vez, devem procurar alguém mais experiente com quem possam compartilhar suas dúvidas, medos, ameaças e recursos.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário