sábado, 8 de agosto de 2009

A PATERNIDADE HOJE

O papel exercido pelos pais sofreu grandes mudanças nos últimos tempos, em nossa sociedade
As tarefas de cuidado com os filhos eram geralmente atribuidas às mães, cabendo aos pais o papel de prover a casa.
Com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, as tarefas ligadas aos filhos, tiveram que ser divididas com pais.Outros fatores foram importantes nesta mudança, o aumento do número de divórcios, a possibilidade dos homens terem a guarda dos filhos e a guarda compartilhada, para citar alguns.
Hoje ser pai implica em múltiplas funções, são cuidadores, acompanham de perto o desenvolvimento dos filhos , trocam fraldas, vão a reunião da escola e vivem junto cada mudança dos filhos.
Questões relativas a este novo papel foram se fazendo presentes para os homens:
Como lidar com os filhos pequenos, adolescentes e jovens adultos?
Que arranjos precisaram que ser feitos para tornar a vida de todos possível?


Uma homenagem aos pais separados, que, muitas vezes, se viram alijados do cotidiano de seus filhos e lutaram para poder vê-los crescer.
Uma homenagem, também, a todos aqueles homens corajosos que participam dos nossos grupos, compartilhando experiências, dores, aprendizados, sabedorias, sofrimentos e que nos mostram a cada dia sua capacidade de excercer, com ternura e sensibilidade, como ser pai hoje.


A todos os pais!

Um comentário:

  1. É isso aí Nadia, para todos os pais, um ótimo dia com seus filhos... Os novos pais que estão aí correndo atrás de aprender coisas que não aprenderam quando crianças, porque provavelmente ainda tiveram pais que ocupavam funções mais tradicionais, embora não menos nobres. As mudanças nas masculinidades e na paternidade contemporâneas tem sido um desafio para todos: homens e mulheres. Seguramente um desafio que pode ter ótimos resultados para pais e filhos e também para mães que poderão aproveitar da possibilidade de dividir realmente as responsabilidades e compartilhar o prazer de criar seus filhos junto com os pais deles. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir