quinta-feira, 20 de agosto de 2009

OS AVÓS

O impacto da separação numa família não fica restrito ao pai, à mãe e aos filhos e sim a todo um sistema mais amplo, do qual fazem parte os avós. Segundo pesquisas e também a partir do que podemos observar, depois dos pais e filhos, os avós são os membros da família mais afetados neste momento da vida.
Antes, durante e após o divórcio os avós podem ter um papel importante de apoio emocional aos netos, fazendo-lhes companhia, funcionando como um porto seguro e sendo um elo de ligação com o resto da família. Assim como, podem também oferecer um apoio de ordem prática, neste momento em que são necessários novos arranjos.
Em 15 de julho de 2009 a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei nº692, que garante o direito de visita aos netos por parte dos avós.
"O projeto determina que quando um dos pais se opuser à visita dos avós aos netos, o Juiz decidirá sobre a conveniência e oportunidade dessas visitas, baseado no interesse da criança e do adolescente."
A nosso ver, esse projeto é de suma relevância para facilitar a volta a uma vida de normalidade, pensando no bem estar dessas crianças e adolescentes.

3 comentários:

  1. Nadia, Rosana e Bia, o blog está tão bonito!
    Boas lembranças do espaço de conversas de adolescentes, homens e mulheres, lá no ITF. :D

    Lembrei até dos lanchinhos (rs), lendo o post da Rosana, que diz que compartilhar as reflexões com outras pessoas ajuda a adoçar a limonada...

    Sobre o post, pela trajetória de minha família, posso compartilhar dessa preocupação pela convivência com os os avós.
    Lá em casa, na separação, foi meu pai que se mudou, e diminuiu a convivência com meus avós paternos, pelo simples fato, deles, no carinho pelo filho, "ficarem do lado dele".

    Eles deixavam isso explícito quando os encontrava... ficava um incômodo muito grande em, ao ver meus avós, não poder falar nada a respeito de minha mãe, como se ela simplesmente tivesse parado de existir.

    A situação foi melhorando apenas com o tempo e hoje tenho uma linda relação com minha vovó (vovô faleceu em 2002, mas sempre tivemos um carinho enorme um pelo outro, e isso ajudou a segurar a relação e hoje fica uma admiração muito, muito grande por ele).

    Talvez os avós precisem de apoio tb, pra sentirem-se e serem parte da reconstrução da família e pra conseguirem entender as necessidades e os sentimentos dos netos, nesse momento.

    Sabem a idéia que veio agora? Quem sabe os avós também possam um dia, fazer parte do espaço de conversas? Ou ao menos, participar de algums conversas com os netos?

    Um beijo grande a vocês,

    Mariana Veras.

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda Mariana a um espaço que você ajudou a construir! Vocês, adolescentes da época, nos ensinaram muito do que sabemos sobre famílias que viveram a separação e nos deram força para continuar nossa trajetória de estudar cada vez mais esse assunto.
    Venha sempre, contribua com sua experiência, troque ideias, nos corrija, afinal, você é a especialista!
    Fazer um grupo de avós é um desejo antigo.
    Obrigada sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana! Fiquei muito feliz de encontrar vc por aqui. Mais uma vez com comentários sábios que nos ajudam a aprender sobre a vida. Continue aparecendo e contribuindo.

    ResponderExcluir