quarta-feira, 9 de abril de 2014

Você tem vergonha da separação?


Tomando emprestado um texto que escrevi para  outro site, lanço aqui a questão. Quantos sentimentos ficam atrelados a nós no processo de separação e tem a ver com questões muito mais amplas do que o processo pessoal ou familiar em si que estamos passando... Um deles, é o sentimento de vergonha. Próximo da culpa, mas não o mesmo como vocês podem ver no texto citado acima, ele tem a ver com a sensação total de inadequação aos parâmetros que deveríamos estar cumprindo. Esses parâmetros podem ser sociais, familiares, da mídia (também sociais) e a nossa interpretação de todos esses, tingida de nossa biografia, nossa particular trajetória nesse mundo. Em nossa sociedade individualista, cada um é inteiramente responsável pelos sucessos e fracassos ainda que muitas outras pessoas e instituições participem deles. 
Em uma separação temos vergonha pelo fracasso do projeto, por não ter sido capaz de continuar, por ter desistido, por ter sido abandonada/o o que só diz de nosso valor, ou melhor, de nossa ausência de valor. Temos vergonha do que fazemos e do que fazem conosco. Vergonha de contar que o marido/esposa foi injusto, traiu ou foi violento. Vergonhas posteriores de não conseguir lidar com tudo sozinho, de não ter uma relação dentro de determinados padrões ou de não ter relação nenhuma e estar sozinho o que quer dizer, "ninguém me quer". 
Entre a culpa  e a posição de vítima, precisamos encontrar a co-responsabilidade, as possibilidades e limites de nosso estar no mundo. 
Enfim, esse é o tema do artigo publicado e que lanço para discussão nesse território mais específico de nossas conversas sobre separação.

4 comentários:

  1. Otimo Blog, muito explicativo, procuro parceiros - caso interesse: Advogado Divorcio sempre!

    ResponderExcluir
  2. Que site legal, vamos postar no http://divorcioemcartorio.com.br/
    Grande abraço, Jeferson Santos - Especialista em Divórcio: http://separacaoedivorcioonline.com.br

    ResponderExcluir