segunda-feira, 28 de setembro de 2009
divulgando...
No próximo sábado estarei participando de uma iniciativa interessante. O Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro está promovendo um curso destinado a eles com o título de "Famílias pós-divórcio: o que a escola tem a ver com isso?" Neste sábado há uma mesa de abertura do curso onde participarei com mais duas colegas: Leila Torraca de Brito, minha orientadora de doutorado e com muita experiência nos assunto desde a perspectiva da Psicologia Jurídica e Andreia Cardoso, mimha colega de doutorado, que estará publicando um livro neste dia. O tema principal de Andreia é a relação da escola com as famílias que viveram divórcios e separações. E este é um tema muito importante para reflexão. Como a escola tem incorporado as novidades que o divórcio traz para a parentalidade? Andreia tem encontrado muitas dificuldades e professores, orientadores, pais e alunos têm tentado descobrir novas formas para o diálogo entre a família e a escola quando às vezes os prórpios pais não conseguem uma boa conversa. Sobra mais para a escola? Para as crianças? Para os pais? Como esta conversa pode ser produtiva e criativa para melhor qualidade de relação entre todos. Afinal, é na escola que as crianças passam boa parte do seu tempo, muitas vezes até mais do que em casa ou com os pais. Dou notícias sobre os princiapis temas de conversa.
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Com o aumento do número de famílias divórciadas,
ResponderExcluiras escolas tiveram que passar por modificações para acolher estas famílias. Mas se ouve muitas queixas quanto a tais mudanças. Muitos acham que suas necessidades não são contempladas pelas escolas. Por isso, a importancia de iniciativas como esta do Sindicato dos Professores. Minha sugestão seria um diálogo em que fossem ouvidos os três lados deste tripé: pais separados, filhos e a escola.Muitas reflexões e ideias sairiam deste encontro.